×
Cenoura
Abril 1, 2022
CENOURA/CEPEA: Mercado não absorve preços altos de MG
Mas cotações permanecem em níveis elevados

Por Luísa Purchio e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Mercado não absorve preços altos de MG Ver fotos

Piracicaba, 1º - Nesta semana (28/03 a 1º/04), as cotações da cenoura tiveram ligeira queda na região produtora de São Gotardo (MG). A caixa de 29 kg de “suja” foi comercializada a média de R$ 120,00, variação negativa de 17,10%. A redução nos preços pode ser justificada pelo aumento na oferta frente ao clima favorável, que facilitou a colheita das raízes. Além disso, a baixa aceitação das cotações, consideradas elevadas pelo mercado, também foi um fator que pressionou as cotações.

Em janeiro e fevereiro, o alto índice pluviométrico prejudicou as plantações em São Gotardo, o que ainda pode causar janelas de baixa oferta em abril, mantendo os preços ainda em níveis altos. Mesmo com o clima atual favorável à produção, as fortes chuvas ainda deixam “marcas” na plantação, devido à incidência de doenças como “mela” e “dedo”.

A demanda, como dito, foi retraída, devido ao elevado nível de preço e pelo final do mês. Os valores de comercialização elevados mantêm a rentabilidade positiva ao produtor, auxiliando a recuperação dos prejuízos do primeiro semestre de 2021 e proporcionando uma margem de lucro. Para as próximas semanas, caso o clima continue favorável, o preço ainda pode continuar a cair um pouco, mas ainda continuarão em patamares atrativos ao setor. 

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:
Tags
cotação da cenoura
preços da cenoura
Comentários